UA-216154719-1

Como construir um modelo de negócios lucrativo

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Théo Dias
em 09/09/2022

Olá,  sejam bem-vindos a este episódio do programa “A solução do Empresario”.

Muito animado para continuar nossa jornada, continuar nossa discussão sobre modelos de negócios.

No último Artigo, falamos sobre o que são e por que são importantes e demos a você; a conscientização sobre onde estão os problemas e o que isso pode fazer com o seu negócio.

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar e falar especificamente sobre: modelo de negócios?

Quais são os elementos dele?

Quais são as coisas que você precisa considerar?

E eu vou lhe dar minha estrutura,  de 6 peças para modelagem de negócios e criar seu modelo de negócios que seja
ideal, viável para o seu negócio. Então, logo após esta breve introdução, vamos direto ao assunto e, assim como todos os meus conteúdos, eles normalmente vêm com algum tipo de ferramenta, modelo, livro de exercícios, guia; algo para dar vida a essas coisas, para você e a maneira de conseguir isso é ir, para este conteúdo, em sobagdosol.teodbarbosa.com Se você não estiver em seu computador agora e estiver na academia ou dirigindo ou simplesmente não conseguir acessar o computador, vá em frente e envie uma mensagem de texto.

Bem-vindo, aqui eu revelo minhas estratégias de construção de negócios e você ainda tem a chance de responder suas perguntas.  Um CPA por educação, mas um empreendedor por alegria e um verdadeiro crente no modo de vida empreendedor.

É através do empreendedorismo que criamos comunidade, apoiamos a sociedade e vivemos nossos sonhos. É onde a possibilidade encontra a realidade novamente e você pode ter a vida e o estilo de vida que deseja,  com liberdade e paz de espírito.

Em nosso último conteúdo, começamos a discussão sobre modelos de negócios e falei sobre a escada do modelo de negócios e o que acontece quando você não tem um modelo de negócios? Você realmente não pensa sobre isso e
acaba com um modelo ou adapta algo de uma indústria antiquada, que não funciona e as lutas que cria e os problemas que cria.

Mencionei que acredito que a maioria dos sucessos de negócios são sucessos de modelos de negócios e a maioria dos fracassos de negócios são fracassos de modelos de negócios. Eu dei a você os 4 E’s que causam falhas de negócios
no contexto de modelos de negócios.

Coisas como é estranho, é um, é trivial para seus clientes. Eles não valorizam, não acham muito útil, não acham muito significativo para eles no processo.

Pode ser que você tenha o modelo de negócios errado. Está errado no processo. Você tem o modelo de negócios errado em vigor e, portanto, precisa alterá-lo, alterná- lo e fazer as coisas. Pode haver fatores externos que entram
em jogo ou mudanças legislativas, mudanças tecnológicas .

Falei sobre o Blockbuster Video. Conversamos sobre como o Gmail e o Serviço Postal, a Amazon e as livrarias, a Apple e como isso afetou a Tower Records — todas essas coisas que mudam.

Fatores externos que podem fazer com que seu modelo de negócios falhe se não focarmos nele. E então a única peça que eu acho que é realmente uma das maiores razões pelas quais os modelos de negócios falham é a falta de execução. Então, conversamos sobre todas essas coisas e dissemos: “Aqui estão os elementos de um modelo de negócios”.

Agora vamos nos aprofundar.

Vejamos as coisas para que você entenda os conceitos ou as coisas que precisam estar implícitas e consideradas em seu modelo de negócios e projetadas em seu modelo de negócios.

E a chave está em tudo o que eu faço, não se trata de “Ei, esta é a maneira que eu faço e é a única maneira e esta é a maneira certa.”

É realmente sobre o que é certo para você?

Agora, há certos princípios de negócios que eu acho que são universais, então eles devem ser seguidos. Mas da mesma forma quando falamos sobre seu sucesso, quando falamos sobre sua vida, quando falamos sobre o tipo de negócio que você deseja construir, quando falamos sobre aqueles que podem dizer o quanto é suficiente > Aquela coisa que é definida por você.

A chave não é o que é certo para mim.

A chave é o que é certo para você e que você faça isso intencionalmente no processo e quando você projeta seu modelo de negócios, parte disso é a intenção por trás dele para o seu próprio negócio à medida que avança.

Então, isso se torna muito importante.

Então, vamos começar a dar uma olhada nas coisas e ver o que eu vejo em  minha estrutura de 6 peças.

Quais são as coisas que um modelo de negócios precisa considerar? – Agora, nesta estrutura que eu disse, há 6 partes desta estrutura, mas nós olhamos para as coisas em duas categorias diferentes – uma é interna e a outra é externa.

Então, os elementos internos, há três elementos internos que eu quero considerar que são internos para a organização, internos para mim, internos para nossa comunidade, se você preferir. > Isso é levar o produto ou serviço adiante. E então o segundo é externo.

Externo é: Para o cliente, O mercado, a equipe e aqueles que são potencialmente externos à
organização.

Quando olhamos para o que estamos lidando, há três aspectos que preciso considerar no meu modelo de negócios, então eu tenho, lembra dos seis fatores?

Então, nós temos três internos, três externos.  – Vamos apenas olhar para os aspectos disso:

1. Quem são os jogadores?

2. Quais são as estratégias?

3. Quais são os resultados?

Então se, cada um dos seis vai se encaixar neles e isso é útil se você baixar o guia, porque você terá o gráfico
lá ao fazer isso.

Mas vamos começar com a primeira coisa. Nós vamos lidar com o externo primeiro e isso é “Quem?”

Quando falamos sobre quem, trata-se realmente de: A quem estamos servindo? Quem são nossos clientes? Quem é o mercado? O que é que estamos olhando?

E há dois elementos que podemos cavar. Agora, quando fazemos isso, quando faço isso em uma oficina, nós realmente projetamos e cavamos, arregaçamos as mangas e realmente entramos em muitos detalhes que não posso continuar aqui, mas isso lhe dará a cartilha, Isso lhe dará os fundamentos para você considerar e começar a pensar em seu próprio negócio.

E quando estamos falando sobre quem é sobre nosso cliente, mas é sobre o segmento de clientes. Como eles estão sendo atendidos, mas também o “perfil”.

Quando digo perfil, o que eu quero que você faça é definir um cliente específico, um único cliente, não é um grupo de clientes por dizer.

Mas se eu conseguir a identidade de um único cliente ideal e então extrapolar essa identidade no mercado, funciona
muito melhor, e quando falamos de identidade, quero entender a geografia, eu quero entender a psicografia, eu quero entender a demografia, eu quero entender o que eles estão pensando, eu quero entender o que eles estão sentindo, eu quero entender todas essas coisas.

E como eu disse, nós entramos nisso com muito mais detalhes para realmente projetar isso e pesquisá- lo quando tivermos tempo para fazê-lo.

Mas agora, quero que você pense: “Eu realmente conheço um perfil de cliente?” Eu realmente sei quem é meu cliente? Eu sei qual é o nome deles? E eu sei o que eles sentem? O que eles vestem? O que eles comeram? Onde eles ficam? Eu sei disso? Eu sei que se, qual segmento de clientes, como eles são segmentados? Eles estão no mercado de massa? Eles estão em um nicho de mercado? Eles estão em um mercado segmentado? Todas essas coisas entram em jogo na definição de quem no processo e nós levianamente, às vezes saímos levianamente e dizemos: “Qualquer um
que compre”.

E posso lhe dizer que se você for ao mercado dizendo: “Deixe-me encontrar alguém que compre”, ninguém vai comprar. Você estará fadado ao fracasso. Então, vamos encontrar o seu cliente ideal. Vamos definir: quem são, onde estão e como podemos chegar até eles.

Esse é o “Quem” na estrutura do modelo de negócios. E então o segundo é “Como?”

Então quem e depois como.

Como é que vamos dar a eles, como vamos entregar a eles o que estamos tentando entregar. É sobre a conexão e os canais. E é que tipo de relacionamento vamos criar com o cliente?

Que tipo de relacionamento vamos criar com as pessoas que estão associadas ao nosso negócio?

Será esse relacionamento pessoal íntimo?

Vai ser algo mais self-service?

Que tipo de conexão estamos criando e como vamos entregar os produtos ou serviços?

Que canais vamos usar para entregar os produtos ou serviços ou a experiência ao cliente, ao cliente de que estamos
falando? E então o último na linha externa é esse resultado que é “O quê”.

Isso é realmente sobre o quê. O que estamos dando a eles?

É o valor que criamos e o que estamos dando a eles – produtos, serviços, experiência; todas essas coisas.

E eu quero que seja holístico.

Falamos de holística, eu falo de empreendedorismo holístico.

É realmente sobre servir a todos.

Trata-se de servir o seu cliente.

Trata-se de servir um mercado.

É servir a comunidade.

É servir a sociedade.

Trata-se de servir sua equipe.

E é sobre servir você.

Quando fazemos isso, o empreendedorismo faz com que todos ganhem. Não se trata de alguém ter que perder para
alguém ganhar.

Então, realmente é isso que o “o quê” é. Qual é o valor que você cria?

Não se trata de dar-lhes um produto.

Qual é o valor que você cria na vida deles por meio da transformação?

Então vamos para o interno e esse interno é sobre equipe.

A primeira peça é sobre time, os jogadores lembram? É sobre os jogadores. Quem é a equipe? Quem são os parceiros que vão estar nessa batalha conosco? Quem são os que vão defender a causa? Que vão animar a missão e
a visão para nós. E que papéis desempenham? De quem precisamos?

Agora, estes podem ser pessoas organizacionais internas, podem ser pessoas terceirizadas, eles podem ser pessoas contratadas, mas quem é a equipe?

Vamos definir os jogadores em uma base interna. Uma vez que entendemos a equipe, precisamos entender quais são as ações que precisamos tomar?

E as ações são construídas sobre as atividades e os recursos. Há certas coisas que vamos precisar fazer para avançar. Há certas coisas que precisaremos ter para levar isso adiante.

Defina as atividades.

Defina os marcos.

Defina as linhas do tempo em que essas coisas vão funcionar.

Defina os recursos que você precisa.

E veja de onde virão esses recursos que podem vir dos parceiros, da equipe, dos parceiros externos e esse tipo de coisa.

Mas precisamos entender especificamente as ações.

Aqueles de vocês que me conhecem, que trabalharam comigo, que eu orientei e trabalhei individualmente ou em grupo, vocês sabem que eu uso essa regra 90-90.

Eu tento fazer as coisas em blocos de 90 minutos, em blocos de 90 dias. Eu acho que esses são prazos gerenciáveis
oloco as coisas nessas perspectivas de 90 a 90 ara realmente começar a conduzir as coisa .

Então a última parte é essa, sobre resultados.

Trata-se de receitas e custos.

Eu tenho que saber.

Eu tenho que saber: Para que meu modelo de negócios seja sustentável. Para eu crescer. Para que eu continue a fornecer o valor, a experiência e as mudanças e a transformação na vida das pessoas que quero proporcionar. > Tem que ser rentável.

Eu sei que algumas pessoas querem realmente fazer mais diferença e, “Puxa, não quero falar sobre dinheiro.” Mas sem o dinheiro – não é uma coisa ruim, é apenas um veículo – mas sem o dinheiro sua causa não pode ir a lugar nenhum. Então, precisamos ter certeza de que vai ganhar dinheiro.

Como é que vai ganhar dinheiro?

Quais são os custos associados à sua geração?

E precisa ser rentável a longo prazo.

Em outras palavras, preciso de mais receita do que está me custando a longo prazo para que isso aconteça. Então, isso é realmente os fundamentos do seu modelo de negócios.

Faça a si mesmo as perguntas:

A quem estamos servindo?

Como os estamos servindo?

Com o que estamos servindo a eles?

Quem são os jogadores do time?

Quais são as ações que preciso tomar?

E quais são os resultados que espero ou que preciso buscar para que isso cresça?

É isso. Não fica mais complicado do que isso.

Nós cavamos mais fundo. Nós o projetamos internacionalmente e há muitas pequenas peças que entram em jogo. Mas tudo se resume a isso; estamos respondendo a essas seis coisas. É o quem, é o como , é o quê , é a equipe , são as ações e são os resultados.

Espero que você tenha achado isso de ajuda para você.

Espero que você pegue isso e use-o como uma lista de verificação e use-o como um veículo para você começar a avaliar seu negócio se você já estiver no negócio e dizer :

Temos isso direto?

Temos este direito?

Temos isso claro?

Ou use-o como mecanismo de design se você está apenas começando no negócio para sentar e dizer:

“Deixe-me ter certeza de que não cometemos os erros que outros cometeram”.

Que não caiamos no esquecimento porque não consideramos todas essas coisas e usamos isso como o mecanismo de design, o mapa para o seu negócio desenhar: Quem é, Como é, O que é, A equipe, As ações e Os resultados.

Exemplo de um Modelo de Negócio de sucesso. Acesse Curso GRÁTIS em Vídeo Aulas do MÉTODO FÓRMULA NEGOCIO ONLINE o melhor curso de Marketin Digital do mercado!!

Portanto, lembre-se, se ainda não o fez, baixe o guia. Baixe as informações, as ferramentas, os modelos que acompanham cada um desse conteúdo. Para que você possa acessar as ferramentas e começar a projetar seu negócio, começar a mudar e mudar a maneira como você faz as coisas, comece a ter mais clareza nos negócios para acelerar
seu sucesso. Lembre-se, desde o último episódio, trata-se de se colocar no modelo de negócios ideal para que você possa ser alavancado.

Você pode ter fluxo de caixa em alto nível. Você pode ter sistemas eficientes e trabalhando para você, para um sucesso acelerado.

E se você achou isso de valor, faça-me um favor. Apenas me faça um favor e compartilhe com um amigo. Compartilhe com alguém para dar a eles as ferramentas, para dar-lhes acesso a dar vida aos seus sonhos empreendedores.

Esta é a missão para mim. Trata-se de criar essas microeconomias de empreendedores que percebem que têm a capacidade de ter sua vida, de ter sua vida por seu próprio design e por suas próprias mãos para criar algo intencional e dirigido por eles e não esperando por alguém mais para dar a eles.

Não depende do governo.

Não depende de esmolas.

Não depende de qualquer outra coisa assim.

E se ainda não o fez, subscreva-se para ter acesso a estas ferramentas regularmente. Esta é a minha forma de retribuir.

Esta é a minha maneira de ser seu mentor empreendedor através deste processo.

E espero que isso lhe sirva.

Espero que você tenha achado de valor.

E estou ansioso para ajudá-lo em sua jornada, em sua jornada épica.  na verdade, você me tem no bolso de trás. Até que tenhamos a chance de nos ver no próximo artigo, que sua visão seja grandiosa, sua jornada épica e seu legado significativo!

Vejo você em breve. Felicidades. Tchau!!

Esperamos que tenham gostado deste conteúdo. Se você tiver uma pergunta específica sobre negócios ou sucesso,
pode fazê-la aqui. Lembre-se que é tudo sobre ser ousado, sonhar grande e viver a vida do seu jeito porque o mundo precisa de você. Até o próximo conteúdo, que sua visão seja grandiosa, sua jornada épica e seu legado significativo.

 

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Quer saber Como Ganhar Dinheiro na Internet com Infoprodutos?

Receba gratuitamente Guia básico sobre como ganhar dinheiro com produtos de informação na Internet de maneira inteligente!

 
 

 

Eu quero!
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.